carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Alcalinidade da água: o que é?


Alcalinidade da água: o que é?

Um dos grandes fatores que contribuem para manter a água de uma piscina com alta qualidade é o controle da alcalindade da água.
Mas afinal, o que é alcalinidade e qual sua importância?
É um parâmetro de capacidade e não de intensidade (como o pH). Isto explica o porquê de uma piscina ter o pH neutro e ainda assim ter a alcalinidade alta ou baixa.
A alcalinidade é devida principalmente aos carbonatos e bicarbonatos e, secundariamente, aos íons hidróxidos, silicatos, boratos, fosfatos e amônia, sendo a alcalinidade total a soma da alcalinidade produzida por todos esses íons.
Apesar de todos os parâmetros influenciarem no equilíbrio químico da água e no conforto dos banhistas, deve-se dar atenção especial à alcalinidade, que quando mantida na faixa considerada ideal, proporciona a estabilidade do pH, dispensando correções frequentes, o que gera economia e maior praticidade.
A alcalinidade também pode ser definida como quantidade de substâncias presentes na água capazes de neutralizar ácidos. Em outras palavras, a alcalinidade atua como tampão do pH, evitando variações, sendo medida em ppm (partes por milhão) e o ideal para uma piscina é mantê-la entre 80 e 120 ppm.
A análise da alcalinidade pode ser realizada através de um Kit Teste de Alcalinidade ou com a Fita Teste. Geralmente quando o ph estar desajustado a alcalinidade também está.
Os principais problemas que podem acontecer caso a alcalinidade de sua piscina  esteja em patamares baixos são:
- Turbidez da água;
- Água opaca, sem brilho;
- Água da piscina fica corrosivo.
O pH da piscina tende a variar demais, aumentanto o número de correções e consequentemente o custo do tratamento. Já o cloro tende a perder o seu efeito algicida devido a fácil alteração do pH, podendo tomar um aspecto esverdeado.
Já quando a alcalinidade da piscina estiver alta pode ocorre os seguintes fatos: 
- Turbidez da água;
- Água opaca, sem brilho;
- Formação de incrustações nas tubulações da piscina;
- Gasto excessivo com produtos químicos.
Por fim é de suma importância manter a alcalinidade da piscinia dentro dos padrões normais para que se tenha uma água com brilho, limpa e de alta qualidade. 

 

 

Leia também


Copyright® 2025 - Limpa Piscinas. Todos os diretos reservados.